O nome “Briga de Galo” tem sua origem na lenda parnaibana, que conta sobre a briga dos grupos Galo Preto e Carijó e também se mistura à história do Grito da Noite. O Briga de Galo é um evento que acontece desde 2010, na semana que antecede o carnaval, em uma quinta feira.
Essa iniciativa, parte do grupo Votubumbá, que foi fundado em 2008, por jovens moradores de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, que se uniram através da Sufruto com intenção de vivenciar o samba de bumbo paulista, participando desta manifestação, se mobilizaram para dar continuidade a esta brincadeira, um patrimônio imaterial da cultura, tocando zabumbas, caixas e chocalhos trazendo a força dos batuques, entoando as quadras de samba, levavam bonecões e cabeções (confeccionados de papel sobreposto) também herança da cidade. As apresentação eram realizadas em diversos eventos e comemorações populares, levando o nome da cidade por onde passa, mantendo viva a memória dessa tradição.
Além das apresentações o grupo desenvolvia projetos com um Núcleo de Pesquisa sobre as Manifestações Paulistas, que se formou naturalmente com objetivo de estudar, trocar conhecimentos, desenvolver projetos e disponibilizar informações sobre o tema. Esse Núcleo já foi contemplado em 3 edições do EDITAL PROAC “CONCURSO DE APOIO A PROJETOS DE PROMOÇÃO DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO”, nos anos de 2014, 2015 e 2016 com o projeto Berço do Samba Paulista, realizado na Casa do Samba de Pirapora do Bom Jesus.
Atualmente se mantém ativo apenas o evento Briga de Galo, que resistiu as mudanças de temperatura….