Samba de Bumbo de Pirapora do Bom Jesus é reconhecido como Patrimônio Imaterial no Município

Nesta terça feira, dia 20 de junho de 2023, em sessão da Câmara no município de Pirapora do Bom Jesus, a Vereadora do PSD, Katherine Silva, trouxe o projeto de lei de numero 31/2023 que reconhece o Samba de Bumbo de Pirapora do Bom Jesus como Patrimônio Imaterial no município. A aprovação foi unanime, não havendo nenhum voto contra o projeto.

Esta lei vem para valorizar ainda mais a cultura local na cidade e mostrar para a população como é importante a preservação e a promoção desta cultura para outras gerações. Uma lei que deveria ser pautado pelos vereadores e agentes públicos em tantos outros munícipios como Vinhedo, Santana de Parnaíba e Mauá, pois nestas cidades a manifestação cultural é viva e merece ser reconhecida e valorizada não somente em datas comemorativas, mais durante todo o ano.

Vereadora Katherine e o Grupo de Samba de Pirapora

Outro bem Imaterial que foi reconhecido pela Câmara no município, indicado pela Vereadora Katherine, foi o Virado de Frango, tradicionalmente feito em Pirapora do Bom Jesus, é cantado e reverenciado nas letras pelo Mestre e embaixador do Samba Paulista Dirceu Fellippe do grupo de Samba de  Bumbo local: ” Na festa de Pirapora, Mataram meu companheiro, por um saquinho de Virado, pensando que era dinheiro”. Letra esta composta pela ancestral Dona Maria Esther de Camargo Lara fundadora do grupo em 1940.

       Virado de Frango é Patrimônio de Pirapora

Mestre Dirceu Fellippe, além de estar a frente do grupo de Samba de Roda de Pirapora, herdou a habilidade da mãe em fazer o verdadeiro virado de frango, tão famoso nas romarias e na região, por ser tratar de um prato típico paulista que os romeiros levam em suas peregrinações para o santuário de Pirapora do Bom Jesus há mais de 200 anos.

Mestre Dirceu Fellippe do Samba de Roda de Pirapora

O 1º registro de patrimônio imaterial do Condephaat foi realizado em janeiro de 2016, com o reconhecimento do Samba Paulista. O Virado Paulista, tradicional prato da culinária do Estado, foi reconhecido em 2018. Já o Santuário Nacional da Umbanda, em 2019.

Pirapora do Bom Jesus é reconhecida como tendo sido um dos redutos do samba em São Paulo (ao lado de Campinas, Santana do Parnaíba, Brás, Bixiga e Casa Verde- na capital, e Mauá- na Grande São Paulo entre outros).

Link da transmissão ao vivo da sessão da câmara de Pirapora do Bom Jesus https://fb.watch/lkbtbAGisK/

Sobre o Ponto de Cultura

O Ponto de Cultura Sufruto tem por objetivos: O desenvolvimento social e econômico da comunidade através de implantação de projetos culturais, sociais, ambientais e de capacitação profissional; as fontes de recursos podem ser de receitas próprias ou através de doações, parcerias, convênios com o poder público e privado ou outras organizações de âmbito municipal, estadual ou federal.

Quer receber as novidades do nosso blog?

Insira o seu endereço de e-mail abaixo para receber gratuitamente todas as novidades do nosso blog!

Fique tranquilo. Seu e-mail está completamente seguro com a gente.